Olá Amigos!
Hoje vim falar sobre um assunto que tem me incomodado muito durante essa semana, justamente pela grande repercussão e pela extrema desinformação dos envolvidos na trama: “A Divisão do Estado Pará”.
É importante dizer que me sensibilizo com os argumentos populistas que correm nas áreas que desejam se separar do Estado do Pará. É fato que a gestão do Estado não tem dado conta de fazer uma distribuição favorável dos recursos entre todo o Estado; verdade também o fato de certa polarização das verbas para o Nordeste do Pará. Entretanto, tudo isso é, e deve ser encarado como um problema de gestão e corrupção no Estado. Não sou contra as reedificações, mas não é dividindo o Estado que irá se resolver isso. Saiba por que...
Olhemos para as promessas feitas pelas Elites nas regiões separatistas: “Com a divisão do Estado teremos o que é nosso por direito, uma verba só pra gente, assim poderemos melhorar a educação, saúde, transporte....[e mais papo furado]”. Veja, um Estado novo tem muitos problemas a serem solucionados até que haja uma estabilidade em sua economia ( detalhe, o Pará como Estado, demorou cerca de meio século para consolidar uma economia que sabemos não ser tão estável assim).
Primeiramente é necessária a construção de toda uma infra-estrutura para tomar conta dos órgãos Estaduais, é preciso também o planejamento e uma ação no que diz respeito a órgãos/estruturas referentes à questão da educação, transporte, segurança (policia militar própria, civil, de transporte...etc.) e, a mais delicada, de saúde. Lembre-se que todas essas etapas básicas sugarão mais dinheiro que você é capaz de imaginar, e que você não se iluda, pois isso vai demorar muito até ser pelo menos aceitável.
Não seja ingênuo, é claro que a verba normal pro Estado não é suficiente para suprir as necessidades de um Estado Novo. É por isso que é constitucional a ajuda financeira do Governo Federal para esses novos Estados por um período de 10 Anos; porém caso o Estado não possa se sustentar por si próprio após esse período o Governo Federal não poderá abandonar o Estado, configurando um prejuízo gigante à nação, como é o caso do Amapá e Roraima, que não eram Estados, mas quando viraram não conseguiram se sustentar sozinhos e ainda precisam de ajuda do Governo Federal para existir até hoje.
CURIOSIDADE: “Em Roraima a economia gira em torno do serviço publico! E seu tempo como recebedor de verba extra do Governo é de 23 Anos (1988-2011), muito mais que os 10 anos previstos”.
É importante dizer também que o Governo Federal já se pronunciou e deixou bem claro que não tem nenhum centavo pra sustentar Estados Novos. Porém a ajuda financeira é constitucional e tem que se dá um jeito de ajudar, então o Governo terá que tirar verba de outros Estados para ajudar os novos, e ae gostou dessa? Aposto que os outros Estados não vão gostar nada.
O que? Você acha que o Governo Federal tá mentindo? Então tire suas próprias conclusões:
1º O governo é Neoliberal e tem que cada vez mais tentar cortar gastos
2º O Governo já começou a cortar gastos:
- Cortou do PAC I
- Cortou 36% com a defesa ( Que inclui as Forças Armadas e a Policia Federal)
- Cortou 18% com Ciência e Tecnologia ( Como se a verba já não fosse pequena)
3° Governo tem mais coisa pra se preocupar do que a porra de Estados Novos ( Logo no Norte – Região super valorizada pelo pais – rsrsrs, até rir escrevendo isso)
- Copa do Mundo prometendo ser um desastre
- Olimpíadas
- Desenvolvimento Industrial
- Desalojar Índio do Xingu pra fazer a desgraça mortal de Belo Monte
- Problemas com a Economia: Câmbio, Inflação, o EUA com ciúme da China, aumento de juros, corte de créditos...
- Etc....
· Você acha mesmo que sobra pra se preocupar com estados do Norte??
Lembre-se também dos motivos de muitos deputados e da Elite se colocarem na briga, ou melhor, começarem a briga. Gente isso é um jogo de política, uma maneira de construir mais uma maquina publica e mais uma maquina de corrupção aqui no Norte do País!!!!É simplesmente mais cargos pra Vereador, Deputado, Governador, etc...E ae caio a ficha?
Obs: Vocês do Suldeste do Estado que tão achando que vão se dar bem por que tem muito riqueza, lembrem que a riqueza dai tá enterrada, e sem dinheiro não tem beneficio pra vocês, e que caso tenha alguém pra fazer isso vai ser o capital privado que vai tá MUITO preocupado com vocês. Quem avisa amigo é...
Pra finalizar gostaria de tirar da mente da pessoas que tão lendo esse texto a idéia de que eu seja um paraense nacionalista que ama seu Estado e quer ele como está. NÃO, eu não amo esse estado, acho muito escroto, diga-se de passagem. Moro aqui e nem por isso gosto; deixo bem claro meus planos de sair dessa bomba antes que seja tarde demais, ou você ainda não percebeu que isso aqui cresce em passo de tartaruga? O que se pode dizer sobre um Estado onde Santarém ( uma merdinha) cresce mais que Belém ( outra merdinha), é como comparar Remo e Paysandu, os dois não prestam. O que dizer de um Estado que perdeu a copa e o titulo de capital da Amazônia pro Amazonas-Manaus (puro mato)...Viver aqui tá foda, só não me faça a merda de piorar separando o Estado.
Um Abraço,
Leitura e informação Pará! Agente precisa disso...
Tweet