segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Universidade: primeiras impressões

Estou na fase que os dinos (apelido carinhoso dos alunos dinossauro) costumam definir como a Fase da Empolgação. E não nego: é um prazer ir à UFPA todos os dias. Assim como é uma prazer lhes contar um pouco sobre minhas primeiras impressões após cursar o primeiro semestre do curso de Engenharia Civil da UFPA.

Os professores:

Tem os bons, tem os ruins e tem o Jordan.

O bom professor geralmente tem bons slides -- que disponibiliza pra turma --, explica bem, se importa se você está entendendo, vai deixar você ver sua prova e talvez seja convidado pro churrasco da turma por aquele amigo que tá com medo de ser reprovado por falta.

O ruim às vezes até têm bons slides, mas prefere transcrever o livro no quadro (que acaba fazendo você preferir dar um cochilo, sob a promessa que fez pra si mesmo de ler o livro em casa, mesmo tendo previsto que o facebook vai ser mais tentador). Também adoram dar aula pra si mesmo. Não importa se está tendo um burburinho de pessoas se perguntando quando abre vagas pro vestibulinho de Letras. Se ele tá achando tudo fácil, então tá ok, e você dá seu jeito.

O Jordan... Bem, o Jordan... Passe sexta-feira lá no Vadião e procure um indivíduo de 2m de altura, careca, de bermuda, tênis, meia até o meio da canela e um charuto na boca.

image

Os livros:

Vão salvar sua vida. Aprendi que a coisa mais importante a se fazer na primeira aula é perguntar qual livro o professor recomenda que seja usado para ajudar nos estudos.

Eles não vão te negar tirar uma dúvida porque estão atrasados pra dar outra aula. Não vão te deixar sem uma aula porque estão muito ocupados escrevendo pro seu mestrado. E, o que é mais importante, estão todos em pdf no 4shared.

post universidade

Os colegas de classe:

Ainda existem todos aqueles personagens clássicos: CDFs, nerds, patricinhas, caladões, turma do fundão, palhaços, estudiosos, etc. Com a diferença que agora a maioria bebe e toda sexta te chamam pra ir pro Mormaço.

image

Resolução de problemas:

Segure na mão de Deus e vá atrás.

Minha turma começou com as matrículas não regularizadas. Alguns estavam matriculados em tudo, outros em metade, e um estava reprovado em tudo (eu vi o histórico desse cara, e ele não conseguiu resolver). Se não tivéssemos ido reclamar, talvez não tivesse se resolvido.

Depois de “regularizado”, ninguém estava matriculado em Cálculo I. Se não tivéssemos ido reclamar, ficaria assim. Nós fomos reclamar, mas ficou assim mesmo. Falta de professor, segundo a faculdade, “próximo semestre vocês se matriculam (e daí que é preciso disso pra estudar Física?)”.

image

Os universitários:

Se tiver cara de fã de Los Hermanos, é de Humanas.

Se estiver com camisa de gola pólo, dizendo que faz o curso mais difícil do mundo, e compartilhando imagens no Facebook que só quem estudou Cálculo consegue entender (mesmo não tendo estudado Cálculo ainda. True story), é de Exatas.

Se estiver ostentando um jaleco no ombro, seja em um batizado ou em um estádio de futebol, é de Saúde.

Se estiver reclamando no Twitter porque teve que ler um milhão de textos no fim de semana, é de Direito.

image

P.S: Perdão pela tentativa de piada com o Jordan. É que o autor anda lendo muito humor nonsense esses dias.

6 comentários:

  1. Adorei, Pedro!
    Huahauhauahuahuahauhau...
    Ri demais do seu post no Facebook e da 1ª imagem.

    Muitas verdades aí.
    Dicas valiosas pra quem tá começando, né? =)

    Tava com saudade dos seus textos.

    ResponderExcluir
  2. Boa!
    Desmofando o Terceira, e com um ótimo post, vou absorver as dicas!

    ResponderExcluir
  3. Aeeee Pedro, tirando as teias de aranha do blog!
    Ótimas dicas, principalmente sobre os livros. É so comigo ou a xerox também é a salvadora da patria de vocês em último caso? Senti falta da xerox ai. =P
    Alguém (além de mim) tem problemas com a biblioteca? Só eu que vivo suspensa? =P
    E o Vadião?! Onde ta a parte que fala do vadião?!
    Égua eu so vim cobrar as coisas... rsrsrs
    Cobranças a parte, a post ta muito bom, me identifiquei com algumas partes.

    ResponderExcluir
  4. Obrigado, seus lindos. =D

    A xerox realmente salva vidas! Incontáveis vezes eu xeroquei cadernos de amigos, exercícios resolvidos, etc.

    Eu não uso a biblioteca. Tenho cadastro, mas nunca peguei livro emprestado, eu geralmente procuro os livros em pdf e até agora eu sempre encontrei.

    Realmente faltou falar do Vadião!

    Uma segunda parte pode vir aí, quem sabe? =D

    ResponderExcluir
  5. É! Eu apoio uma parte 2! Eu e Ever poderíamos até incluir algumas coisas quem sabe =P Cada um de nós tem tempos diferentes de UFPA, né? =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, seria interessante. Vamos continuar essa discussão em particular pelo Facebook =).

      Excluir