A produtividade é basicamente definida como a relação entre a produção e os fatores de produção utilizados (Wikipédia)
Entenda produzir como algum objetivo seu: estudar para o vestibular, ler vários livros, assistir vários filmes ou aprender a tocar um instrumento. Se você tem bastante tempo livre, você teoricamente deveria produzir bastante. Mas, se você está de férias e não consegue nem fazer aquele exercício de inglês com uma semana de prazo (indireta pra mim mesmo), leia este post urgentemente.
Eis algumas dicas pra você ser mais produtivo:
1. Não procrastinar. Xô, preguiça!:
Contra a preguiça o único remédio é Semancol.
Coloque a preguiça pra correr. Não deixe pra depois o que você DEVE fazer agora. Um imprevisto pode acontecer e você pode não ter tempo pra fazer mais tarde.
2. Prioridades primeiro:
Seguinte situação: Você passou o sábado jogando videogame, sabendo que tinha um trabalho pra segunda-feira. No domingo seus amigos lhe convidam pra ir ao cinema e você tem que recusar o convite porque tem uma obrigação.
Você realmente deixou de ir ao cinema pra fazer seu trabalho? Não. Pense bem: Você deixou de ir ao cinema com os amigos pra ficar em casa jogando videogame.
Se você tivesse resolvido sua obrigação com antecedência, no sábado, e agendado seu dia de videogame para o domingo, você poderia ir ao cinema e a única coisa que teria perdido seria um dia de videogame.
3. Organização:
Não siga este exemplo
3.1. Tenha uma lista de tarefas:
Anote em sua lista coisas como: Fazer exercício de casa, comprar papel almaço, telefonar para fulano, etc.
3.2. Tenha uma agenda:
Na agenda, coloque as atividades que tem data, a curto ou longo prazo. Como: Consulta médica, aniversário de alguém, prova, estréia de um filme, etc.
3.3. Tenha um bloco de notas:
Anote coisas genéricas. Uma ideia de post para o seu blog que você teve enquanto estava no ônibus, por exemplo.
Nunca pare de fazer uma coisa para fazer outra. Lembrou de algo no meio de uma atividade? Tome nota.
Você pode manter sua organização no seu celular, no seu computador, em um bloco de papel, etc. Recomendo o celular, que está sempre a mão.
4. Não coloque dificuldades:
Alguém que não encheu de dificuldades
É uma espécie de “excesso de organização” (usando a expressão criada por William Douglas, autor de Como Passar em Provas e Concursos). Antes de fazer algo, você quer que tudo esteja perfeito, o clima perfeito, os planetas alinhados, que os anjos digam amém: Você resolve que vai estudar, mas está com uma pontinha de fome, então é melhor fazer um lanchinho antes, porque não é bom estudar com fome; sente um pouco de calor, melhor tomar um banho antes; a cadeira está desconfortável, coloca um travesseiro; são 19:48, espera dar 20h em ponto; xi, são 20:08, deixou passar das 20h, melhor esperar até 20:30.
Não coloque dificuldades. Organize o necessário e faça.
5. Mantenha uma vida saudável:
Se for dormir na sala de aula, aprenda a disfarçar com profissionais
Você provavelmente já foi dormir tarde jogando videogame ou assistindo um filme, e sabe como é estar sonolento no dia seguinte. Oito horas de sono por dia é a média recomendada. Lembre-se são oito horas de sono direto, quatro cochilos de duas horas cada não é a mesma coisa.
Portanto, durma bem. Não dá pra ser muito produtivo quando se está igual um zumbi.