sexta-feira, 24 de junho de 2011

Seja produtivo!

A produtividade é basicamente definida como a relação entre a produção e os fatores de produção utilizados (Wikipédia)

Entenda produzir como algum objetivo seu: estudar para o vestibular, ler vários livros, assistir vários filmes ou aprender a tocar um instrumento. Se você tem bastante tempo livre, você teoricamente deveria produzir bastante. Mas, se você está de férias e não consegue nem fazer aquele exercício de inglês com uma semana de prazo (indireta pra mim mesmo), leia este post urgentemente.

Eis algumas dicas pra você ser mais produtivo:

1. Não procrastinar. Xô, preguiça!:

Contra a preguiça o único remédio é Semancol.

Coloque a preguiça pra correr. Não deixe pra depois o que você DEVE fazer agora. Um imprevisto pode acontecer e você pode não ter tempo pra fazer mais tarde.

2. Prioridades primeiro:

Este rapaz tem uma boa noção de prioridades.

Seguinte situação: Você passou o sábado jogando videogame, sabendo que tinha um trabalho pra segunda-feira. No domingo seus amigos lhe convidam pra ir ao cinema e você tem que recusar o convite porque tem uma obrigação.

Você realmente deixou de ir ao cinema pra fazer seu trabalho? Não. Pense bem: Você deixou de ir ao cinema com os amigos pra ficar em casa jogando videogame.

Se você tivesse resolvido sua obrigação com antecedência, no sábado, e agendado seu dia de videogame para o domingo, você poderia ir ao cinema e a única coisa que teria perdido seria um dia de videogame.

3. Organização:

Não siga este exemplo

3.1. Tenha uma lista de tarefas:

Anote em sua lista coisas como: Fazer exercício de casa, comprar papel almaço, telefonar para fulano, etc.

3.2. Tenha uma agenda:

Na agenda, coloque as atividades que tem data, a curto ou longo prazo. Como: Consulta médica, aniversário de alguém, prova, estréia de um filme, etc.

3.3. Tenha um bloco de notas:

Anote coisas genéricas. Uma ideia de post para o seu blog que você teve enquanto estava no ônibus, por exemplo.

Nunca pare de fazer uma coisa para fazer outra. Lembrou de algo no meio de uma atividade? Tome nota.

Você pode manter sua organização no seu celular, no seu computador, em um bloco de papel, etc. Recomendo o celular, que está sempre a mão.

4. Não coloque dificuldades:

Alguém que não encheu de dificuldades

É uma espécie de “excesso de organização” (usando a expressão criada por William Douglas, autor de Como Passar em Provas e Concursos). Antes de fazer algo, você quer que tudo esteja perfeito, o clima perfeito, os planetas alinhados, que os anjos digam amém: Você resolve que vai estudar, mas está com uma pontinha de fome, então é melhor fazer um lanchinho antes, porque não é bom estudar com fome; sente um pouco de calor, melhor tomar um banho antes; a cadeira está desconfortável, coloca um travesseiro; são 19:48, espera dar 20h em ponto; xi, são 20:08, deixou passar das 20h, melhor esperar até 20:30.

Não coloque dificuldades. Organize o necessário e faça.

5. Mantenha uma vida saudável:

Se for dormir na sala de aula, aprenda a disfarçar com profissionais

Você provavelmente já foi dormir tarde jogando videogame ou assistindo um filme, e sabe como é estar sonolento no dia seguinte. Oito horas de sono por dia é a média recomendada. Lembre-se são oito horas de sono direto, quatro cochilos de duas horas cada não é a mesma coisa.

Portanto, durma bem. Não dá pra ser muito produtivo quando se está igual um zumbi.

4 comentários:

  1. Gostei do post
    Já li vários parecidos e até seguir à risca todas as recomendações, mas isso não durou mais que 72hs.
    É o tipo de coisa que dói na consciência, mas que daqui a pouco tô curado.
    Na verdade acho que até ajuda pra ter sempre uma doce de Semancol no sangue, pois assim você pode lembrar dessas recomendações e talvez segui-las de verdade, mesmo que seja só por algumas horas ou dias. ( O que já é alguma coisa.)

    Um Grande Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Excelente, Pedro!!
    Adoro esse tipo de post, com essas listas de dicas que a gente faz meio que pra gente mesmo, meio pra compartilhar com os outros...

    Lembra de uma que eu fiz em janeiro no Tudo Por Um Chocolate?

    E me acabei de rir com as fotos! Onde arrumaste?

    Eu vivo passando pelo item 2. Deixo as coisas pro último dia, e fico passando o tempo sem fazer nada útil antes, e acabo tendo que dispensar coisas legais pra fazer trabalho ¬¬

    ResponderExcluir
  3. Henrique, obrigado =D.

    Sei como é. Inclusive, poderia ser a 6ª dica: "Dedique-se, persista".

    Sabe aquelas cenas que o protagonista diz "Chega! Vou mudar! *Vira o boné pra trás*, *Hard Rock como música de fundo*, *Protagonista fazendo com uma dedicação extrema aquilo que se propôs*, (…), *Protagonista mudou de vida. Happy End*"? Essas coisas só acontecem em filme. Na vida real a pessoa se desmotiva bem mais fácil. Mas isso não quer dizer que mudar um pouco do nosso comportamento seja impossível.

    ResponderExcluir
  4. Giovanna, obrigado =D.

    Hahaha, você sacou que foi uma lista de dicas meio pra mim mesmo.

    Lembro do seu post sim. Foi uma "lista de coisas que vou fazer neste novo ano", se não me falha a memória. Lembro que coloquei em prática, mas acabei abandonando depois de um tempo =/.

    Peguei todas no Google Imagens. Que bom que as fotos foram aprovadas =D, me dediquei na procura.

    Quando o exemplo do item 2 acontece, é muito chato! É frustrante =(.

    ResponderExcluir